segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Dezoito cidades recebem carros-pipa

Fonte Tribuna do Norte
A primeira doação de caminhões-pipa do Governo Federal para o Rio Grande do Norte será realizada nesta segunda-feira (23). Na ação serão entregues 18 equipamentos a 18 municípios, em um investimento de R$ 4,5 milhões do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). As máquinas, da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), serão entregues em Natal, a partir das 9h.

Mais de 70 mil moradores da zona rural, dentre eles cerca de oito mil famílias de agricultores, serão beneficiados. Na avaliação do delegado federal do MDA no estado, Raimundo Costa, o ato reforça outras medidas do Governo Federal de convivência com o semiárido. “A nossa expectativa é que eles possam contribuir, somadas a outras ações que o Governo Federal tem desenvolvido no estado, com a perfuração de poços, barragens submersas, recuperação dos açudes e garantia do acesso à água nesses municípios”, destaca.

Primeiros 18 carros-pipa serão entregues amanhã (23). A expectativa é que ajuda semelhante chegue a 149 cidades do Rio Grande do Norte

Primeiros 18 carros-pipa serão entregues amanhã (23). A expectativa é que ajuda semelhante chegue a 149 cidades do Rio Grande do Norte

Ao todo, 149 municípios do Rio Grande do Norte serão contemplados com os caminhões-pipa, o que totaliza um investimento de R$ 35,3 milhões. “Em 80 municípios do Rio Grande do Norte choveu menos de 300 milímetros este ano e boa parte deles serão beneficiados com a distribuição de caminhões-pipa”, ressalta o delegado.

Os caminhões-pipas integram o conjunto de cinco equipamentos que o Governo Federal vai entregar para o Semiárido – retroescavadeira, motoniveladora, caminhão-caçamba, caminhão-pipa e pá carregadeira.

Equipamento


Localizado no oeste potiguar, o município de Janduís é um dos beneficiados nesta entrega. A prefeita Lígia de Souza Félix conta que esse é o terceiro equipamento doado pelo programa. “Nós já recebemos motoniveladora e retroescavadeira que estão sendo muito uteis para nós. As nossas estradas tiveram uma grande problemática no começo do ano e agora já estamos recuperando todas”, destaca.

A prefeita explica que o caminhão-pipa será utilizado especialmente nas escolas da zona rural. “Vamos colocá-los nas escolas porque não temos água encanada nem reservatório, então abasteceremos com o caminhão. Mas ele também vai passar por todas as residências da zona rural”, afirma.

Tanto o caminhão-pipa quanto o maquinário já doado para o município beneficiam diretamente 600 moradores da zona rural, que produzem desde milho e feijão a diversos tipos de frutas.

Serviço

Data: 23 de setembro (segunda-feira)
Horário: 9h
Local: Escola Dom Eugênio de Araújo Sales– Centro Administrativo

Governo decretou estado de emergência
O Governo decretou a situação de emergência, até março de 2014, em 150 municípios do RN afetados por estiagem prolongada. A seca vem provocando desde janeiro de 2012 a redução das reservas hídricas existentes no Rio Grande do Norte. Apenas 17 municípios ficaram de fora do decreto que estabelece o estado de emergência, publicado pelo Governo Estado no Diário Oficial na última quinta-feira, 19.

Além da capital Natal, não entraram no decreto os municípios de Arês, Baía Formosa, Ceará-Mirim, Canguaretama, Extremoz, Goianinha, Maxaranguape, Macau, Nísia Floresta, Parnamirim, Rio do Fogo, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, Senador Georgino Avelino, Tibau do Sul e Vila Flor. Dos 150 municípios listados no decreto, 110 já recebem água através de operação do Exército Brasileiro e 28 restantes são abastecidos via carro-pipa a partir de contratação pelo Governo do Estado, que está suspensa. O novo decreto vai permitir ao Governo fazer a renovação dessa contratação.

O desabastecimento de água no Rio Grande do Norte tente a piorar até o final do ano. Pelo menos esta é a previsão da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), segundo os estudos das condições climáticas para os meses de setembro, outubro e novembro.

Até agora, a falta de chuvas e os baixos níveis nos reservatórios de água provocou colapsos no abastecimento de 11 cidades atendidas pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). As cidades atingidas pelo colapso são: Jardim do Seridó, São Fernando, São José do Seridó, Carnaúba dos Dantas, Currais Novos, Equador, Ipueira, João Dias, Pau dos Ferros, Riacho de Santana e São Francisco do Oeste.

fonte do blog de lajes

Nenhum comentário:

Postar um comentário