sábado, 21 de setembro de 2013

Planejamento: ANA, Dnocs e AESA estabelecem ações para mitigar efeitos da seca

A situação atual do Sistema Piranhas-Açu e propostas de ações a serem desenvolvidas com vistas a mitigar os efeitos da seca, pela qual passa o semiárido nordestino foram discutidas em reunião realizada no início do mês de setembro, em Brasília, com representantes do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) e da Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (EASA).
As principais ações debatidas dizem respeito à conscientização dos irrigantes situados ao longo dos rios Piancó e Piranhas, na adoção de boas práticas de irrigação; e, a construção de uma adutora de engate rápido para o abastecimento do município de Jucurutu (RN), a partir do reservatório Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, cuja jusante esta situada a 15 km daquela cidade.
Ressalte-se que a construção da adutora permitirá, conforme postagem no site da autarquia regional, a redução defluente do açude Coremas, o que proporcionará mais garantia de abastecimento dos municípios que dele dependem, área na qual vivem 200 mil pessoas.
A proposta de construção da adutora será viabilizada em articulação com o Ministério da Integração Nacional.
Situado no município de Souza (PB), o Sistema Curemas-Mãe d’Água pereniza o rio Piranhas-Açu até o município de Jucurutu.
Atualmente a vazão da comporta do sistema é de 4,5 m³/s, com 38% da sua capacidade.
De acordo com parágrafo 3º, artigo 1º, da Lei nº 9.943/97, que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, a utilização da água tem prioridade para o consumo humano e dessedentação dos animais, em situação de escassez.

fonte do blog pauta aberta

Nenhum comentário:

Postar um comentário