terça-feira, 29 de outubro de 2013

Parceria Incra e Embrapa levará para assentados tecnologias de convivência com o semiárido

29 10 guedes petrolina albino oliveira mdaO presidente do Incra, Carlos Guedes anunciou durante a abertura do Semiárido Show, evento que está sendo realizado em Petrolina (PE), nesta terça-feira (29), que a autarquia está ampliando sua parceria com a Embrapa. De acordo com o presidente da autarquia agrária federal, a iniciativa visa transferir tecnologias adequada de convivência com o semiárido para assentamentos da reforma agrária desta região, promovendo alternativas de convívio com a seca e potencializando culturas da realidade deste bioma brasileiro.

A Embrapa é realizadora do evento em conjunto com o Instituto Regional da Pequena Pecuária Apropriada (IRPAA). O Semiárido Show acontece no período de 29 de outubro a 1º de novembro e tem o apoio dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Incra, dentre outros.

Guedes destacou que o Incra possui uma estratégia diferenciada para o semiárido e reiterou que até o primeiro semestre de 2014 a assistência técnica na região estará universalizada, com 116,9 mil famílias atendidas em uma área de 4,5 milhões de hectares. Hoje, a cobertura de assistência técnica do Incra na região chega a 54 mil famílias assentadas. "Com essa parceria com a Embrapa, queremos garantir que a nossa rede de prestadores de assistência técnica seja capacitada para levar as tecnologias desenvolvidas para os assentados da reforma agrária".
Prioridade
O secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Valter Bianchini destacou que é prioridade do governo promover políticas específicas de convivência com a seca, a exemplo do Plano Safra Semiárido que destinou R$ 7 bilhões em crédito, para atender 1,6 milhão de agricultores familiares da região, sendo R$ 4 bilhões para a agricultura familiar.

Bianchini acrescentou ainda que que o MDA está destinando máquinas do PAC Equipamentos para apoiar os municípios na realização de obras de infraestrutura, como abertura e conservação de estradas vicinais e construção e limpeza de reservatórios de água. Para Bianchini, o Semiárido Show representa espaço importante para a discussão das estratégias de convivência com a seca.

Para o secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Arnoldo Campos, o Semiárido Show é uma síntese do conhecimento da Embrapa e de organizações da sociedade civil, a exemplo do IRPAA, e essa junção traz as melhores soluções para a convivência com o semiárido. Ele destacou ainda que as políticas públicas tem chegado à região em escala na região, e que essa atenção do governo é uma conquista da sociedade.

O prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, chamou a atenção para a importância da conservação da caatinga, segundo ele, único bioma genuinamente brasileiro. Lóssio citou o exemplo da prefeitura de Petrolina que implantou um programa de pagamento por serviços ambientais, aos sertanejos que conservam a caatinga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário