quinta-feira, 13 de novembro de 2014

ENAFOR - Autoridades destacam a importância da formação de base para a luta do MSTTR e para a transformação política do País


“Semear o sonho em cada coração, colher o trigo e repartir o pão. Semear o sonho é coragem e fé...”. Essa música embalou a mística de abertura do 4º Encontro Nacional de Formação (ENAFOR), ocorrida na tarde desta segunda-feira (10), com a presença de cerca de 1.000 pessoas de todo o País, além de autoridades e demais convidados(as) nacionais e internacionais.

A abertura contou com a participação do presidente da CONTAG, Alberto Broch, do secretário de Formação e Organização Sindical, Juraci Souto, da secretária de Jovens, Mazé Morais, do ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Miguel Rossetto, do presidente da CTB, Adilson Araújo, e da vice-presidente da CUT, Carmen Foro.

“É uma emoção muito grande estar na abertura do 4º ENAFOR. O nosso encontro acontece em um momento conjuntural importante: um deles é que ainda estamos em plena comemoração dos 50 anos da CONTAG; 2014 está em andamento o Ano Internacional da Agricultura Familiar, declarado pela ONU; e esse ano também foi marcado pelo amplo debate político e eleições travadas no País, quando conseguimos reeleger o projeto político defendido pelo MSTTR. Vamos continuar lutando e fortalecendo o nosso movimento sindical para garantir ainda mais avanços para os nossos trabalhadores e trabalhadoras rurais”. Foi com esse sentimento que o presidente da CONTAG, Alberto Broch, abriu as falas das autoridades e declarou aberto o 4º ENAFOR.

Em seguida, a secretária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Mazé Morais, destacou a importância do 4º ENAFOR para o MSTTR. “Esse momento é importante e único de reafirmação da nossa formação política do movimento sindical. Sabemos que o desafio é grande para cada um(a) de nós. Esse será um espaço para trocar ideias e tenho certeza que a sabedoria compartilhada durante essa semana será levada a todo o País para fortalecer o MSTTR. Acreditamos no nosso movimento, nas mulheres e homens do campo, de todas as idades, e vamos aproveitar todos os momentos. Que possamos expressar e multiplicar os saberes durante esses cinco dias.”

Para o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Juraci Souto, a formação de base nunca deixou de ser importante e estratégica para o movimento sindical, mas ela precisa ser prioridade. “O MSTTR sempre desenvolveu ações formativas. Durante a redemocratização do País, a formação foi importante para acompanhar os acontecimentos. E os encontros formativos têm se afirmado enquanto espaço de articulação, socialização e troca de saberes. o ENAFOR é, por sua natureza, espaço de reflexão e debate sobre a Política Nacional de Formação desenvolvida pela ENFOC”. Durante a abertura, o dirigente também resgatou os objetivos das outras três ediçõ! es do ENAFOR e os deste 4º Encontro, que se propõe a refletir sobre a realidade dos sujeitos do campo. “Que a nossa estadia nesses dias aqui seja proveitosa, para sairmos revigorados e que tenhamos um ENAFOR cheio de virtudes e de glória”, encerrou Juraci.

Já o ministro Miguel Rossetto, em nome da presidenta Dilma Rousseff, saudou todos(as) participantes e reafirmou o compromisso do governo com os trabalhadores e as trabalhadoras rurais. “Esse encontro traz para todos nós muita esperança. A CONTAG é uma entidade de extraordinária energia e luta. Foi uma das primeiras entidades agredidas pela ditadura militar e uma das primeiras a lutar pela redemocratização do País. Como ministro, tive a oportunidade de lutar por muitos anos com vocês nos Gritos da Terra Brasil, que acumula dignidade aos homens e mulheres do campo”, reconheceu o ministro. Rossetto aproveitou para elencar alguns dos avanços dos últimos 12 anos dos Governos Lula e Dilma e destacou que “a alegria do povo brasileiro foi capaz de vencer o grito odioso da elite brasile! ira. Eles perderam porque não nos conhecem. Vencemos as eleições, mas sabemos que a luta política continua. Que possamos transformar cada pedaço de chão desse país em lugar de vida digna”, ressaltou.

A abertura foi transmitida ao vivo pelos sites da CONTAG e da ENFOC e a transmissão continua com a 1ª Conferência do 4º ENAFOR, com a presença do teólogo Leonardo Boff, do ministro Gilberto Carvalho, e de Nalú Farias, da Marcha Mundial de Mulheres.

O 4º ENAFOR segue até o dia 14 de novembro. Acompanhe diariamente as notícias no site da CONTAG e nas redes sociais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário