sexta-feira, 23 de outubro de 2015

CONTAG, Federações e Sindicatos filiados, firmes no combate ao empréstimo consignado abusivo

A discussão sobre a Política do Crédito Consignado tem motivado  o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) em  assumir uma luta mais intensa no que se refere a situação do endividamento progressivo  dos trabalhadores e trabalhadoras rurais aposentados e pensionistas. 
 
Esse endividamento decorrente, em boa medida,   das práticas agressivas e abusivas adotadas na oferta do crédito, e pela  sonegação de informações básicas que não são repassadas pelas instituições financeiras aos aposentados e pensionistas referente ao processo de contratação do crédito. Isso vem criando uma instabilidade social  e econômica que afeta não apenas a pessoa que toma o crédito mas toda a sua família. 
 
“O MSTTR vem discutindo intensamente com o Governo,  Banco Central, instituições representativas do Sistema Financeiro, a exemplo da FEBRABAN e da ABBC, na perspectiva de buscar alternativa para que essa política seja trabalhada com métodos diferentes  aos que são atualmente utilizados, sobretudo para a  população que vive na zona rural, que é mais vulnerável a prática abusiva da oferta do crédito consignado”, afirma o secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson Gonçalves.
 
Diante de tantas  evidências de abusos praticados,  a CONTAG  vem discutindo a possibilidade de se questionar judicialmente os contratos do empréstimos consignados, por  violação a direitos fundamentais dos aposentados e pensionistas rurais ocorridos na contratação dos empréstimos. Trata-se de dar aos aposentados e pensionistas rurais endividados uma oportunidade  de contestarem  a validade dos contratos de empréstimos realizados  com as instituições financeiras, pleiteando a sua anulação. A CONTAG, após uma decisão política em nível nacional no âmbito do seu conselho deliberativo, está visitando as suas 27 Federações filiadas para nivelar essa discussão e definir encaminhamentos sobre o tema. 
 
Dentre as Federações visitadas, algumas já iniciaram o processo de mobilização para preparar dirigentes, funcionários e funcionárias para compreenderem  a discussão  tanto do ponto jurídico como político, e assim fazer um trabalho mais próximo  em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Todas as Federações filiadas serão visitadas até meados de novembro.
 
“Vamos agora para uma segunda etapa que é capacitar os dirigentes e funcionários das Coordenações Regionais, Polos, Sindicatos, para  que os mesmos possam explicar aos aposentados, aposentadas e pensionistas sobre esse direito.  Este é um grande trabalho, pois irá mobilizar milhares de pessoas que estão endividadas e que não tem mais como tomar  empréstimos e nem mesmo como honrar com seus compromissos. É um direito dos aposentados, aposentadas e pensionistas questionar os contratos de empréstimos feitos ao arrepio da lei”, destacou o secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson Gonçalves.         
 
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Barack Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário