quinta-feira, 19 de novembro de 2015

GOVERNO DO RN quer utilizar água do mar pra combater a seca


O governo do estado estuda utilizar a água do mar para abastecimento no RN. A informação foi confirmada pelo secretário de Recursos Hídricos (Semarh), Mairton França, na tarde desta quarta-feira (18), em entrevista ao portalnoar.com.

A proposta veio de uma visita recente feita pelo secretário a Israel para verificar experiências na área hídrica utilizadas por aquele país. De acordo com o secretário, o RN possui uma extensa faixa litorânea, o que viabilizaria esse tipo de tecnologia.

Tendo convivido com períodos severos de seca extrema, Israel se utiliza, atualmente, da água do mar para quase todo tipo de atividade e consumo no seu território.

A obtenção é feita através de grandes tubos, com três quilômetros de extensão, que bombeia a água até cinco grandes usinas responsáveis por toda a etapa de processamento de dessalinização da água.

A estimativa é de que juntas, essas usinas produzam um total de mais de 130 bilhões de galões de água potável por ano, com uma meta de 200 bilhões de galões até 2020.

O secretário conta que ficou impressionado com a capacidade do país de investir em tecnologia e produção de água potável. “Eles simplesmente viraram o jogo. Israel vem de um histórico de escassez, revertido através de planejamento e estudo”, declarou.
O Secretário adianta ainda que entrou em contato com o Banco Mundial para estudar a possibilidade de financiamento. “O RN possui 450 km de litoral. Muitas cidades poderão ser abastecidas”, disse.


Mairton França diz que a proposta de trazer esse tipo de tecnologia para o RN ainda é embrionária, mas que a longo prazo é totalmente viável. “Vamos encaminhar um formulário para a empresa detentora dessa tecnologia lá em Israel. A partir desse relatório será encaminhado um orçamento que nos dará uma noção de custos”, explicou.

Seca

O secretário observa que o uso desse tipo de tecnologia no estado seria mais uma forma de combater a seca que atinge vários municípios. Segundo ele, atualmente, 12 cidades do RN estão e colapso no abastecimento de água e 42% dos reservatórios estão em estado crítico.


Mairton França disse também que o governo tem investido na construção de adutoras no interior do estado. Até o final de dezembro deste ano, a adutora Currais Novos/Armando Ribeira deverá estar em funcionamento. Além disso, a obra da adutora do Alto Oeste, que estava parada desde 2013, foi retomada.
fonte do blog de carlos costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário