quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Nordeste traça estratégias de capacitação do CAR


O secretário de Meio Ambiente da CONTAG, Antonhinho Rovaris, juntamente com a coordenação e assessoria da Regional Nordeste, secretários (as) de Meio Ambiente e assessores (as) das Federações de Alagoas, Paraíba e Pernambuco, estiveram reunidos nessa terça-feira (19), em Recife, Pernambuco, para traçar estratégias de execução do Cadastro Ambiental Rural (CAR), nos três estados.

Ao todo, devem receber a realização do CAR, cerca de 12.535 famílias de 50 municípios do Semiárido Nordestino.

O trabalho será realizado em rede, com investimento na montagem de equipe técnica, coordenação regional e apoio estadual, além disso, cada sindicato ainda receberá um kit contendo: um notebook, uma impressora, um estabilizador e um GPS.
Ao todo, cada estado contará com três capacitações iniciais, abrangendo os 50 municípios atendidos (Alagoas – 10 municípios; Paraíba – 22 municípios e Pernambuco -18 municípios).
“Essa é uma oportunidade para que as Federações e Sindicatos no Nordeste tenham acesso às políticas públicas já conquistadas pelo conjunto do MSTTR. Também de conhecermos onde estão os agricultores (as) familiares, fazermos o processo de sindicalização e ficar bem próximos dos sócios (as)”, destaca a coordenadora da Regional Nordeste, Joana D’Arc Almeida.

Capacitação

“O trabalho terá início com a capacitação do (a) coordenador(a) técnico(a) regional e dos apoios estaduais, com uma Oficina que acontecerá nos dias 28 e 29 de janeiro, em Brasília-DF. Na próxima etapa serão realizadas as capacitações dos municípios com dirigentes, lideranças e funcionários (as) dos STTRs. A proposta é utilizar as parcerias locais dos STTRs com Emater, entidades da Rede Sisater e técnicos(as) jovens da agricultura familiar para a execução do CAR, principalmente identificando e priorizando as pessoas que já participaram das capacitações que realizamos em 2014, e que participaram dos cursos online ofertados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA)”, reforça o secretário de Meio Ambiente da CONTAG, Antonhinho Rovaris.

Vale ressaltar que o Projeto conta com apoio financeiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF), Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e do Fundo Socioambiental da CEF (FSA) para apoio à inscrição de imóveis rurais da agricultura familiar, dos povos e comunidades tradicionais no Cadastro Ambiental Rural (CAR), em municípios prioritários do Semiárido Nordestino.


Lista dos municípios

ALAGOAS: Água Branca, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Igaci, Olho D'água das Flores, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Piranhas, São José da Tapera e Traipu.

PARAÍBA: Aguiar, Alcantil, Barra de São Miguel, Boa Vista, Boqueirão, Cabaceiras, Cajazeirinhas, Caraúbas, Caturité, Condado, Coremas, Emas, Gurjão, Lagoa, Olho D'água, Paulista, Piancó, Pombal, Riacho do Santo Antonio, São Domingos do Cariri, São João do Cariri e Soledade.

PERNAMBUCO: Afrânio, Belém do São Francisco, Cabrobó, Carnaubeira da Penha, Dormentes, Floresta, Ibimirim, Itacuruba, Jatobá, Lagoa Grande, Orocó, Ouricuri, Petrolândia, Petrolina, Santa Cruz, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista e Tacaratu.

FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Barack Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário