sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Presidente do STTR de angicos - Ivanaldo participa de inauguração de mais um templo na zona rural de Angicos da IGREJA CATOLICA.





Através de um processo de expansão dos templos católicos no âmbito da Paroquia de São José dos Angicos o grande sacerdote Padre Severino da Silva Neto junto aos seus auxiliares inaugurou na noite desta quinta feira (15) mais um templo católico para levar a palavra de Deus a toda à criatura, como diz a bíblia sagrada.


Desta feita a comunidade rural do Rio Velho foi contemplada com o belíssimo templo que leva o nome de Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. O referido templo conforme informou o Pároco Padre Severino irá atender de forma espiritual a mais de 100 famílias católicas residentes no Rio Velho e comunidades adjacentes como: Volta, Bonfim, e Pedra Branca.


Numa noite repleta de muita emoção pela inauguração do novo templo religioso o Bispo Emérito da arquidiocese de Natal Dom Matias Patrício de Macedo se fez presente para encaminhar os ritos cristãos de inauguração do templo católico e consequente entrega ao povo de Deus daquela região rural angicana.




A missa solene contou com uma grande presença de populares advindos da sede do município (Angicos) como também de outras comunidades vizinhas, como também tivemos as presenças de outras autoridades religiosas como os Padres Pedro Cunha e Gilmar Victor, além é claro, do Pároco Padre Severino Neto. E tambem com a presença do STTR DE ANGICOS - IVANALDO ROGERIO.






















Autoridades do meio politico como o Prefeito Junior Batista e o Vereador e candidato a vice prefeito de Angicos Grimaldi Alves também se fizeram presentes ao evento religioso inaugurativo da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim na comunidade rural do Rio Velho.







Ao final da missa solene o Pároco Padre Severino Neto agradeceu a todos que contribuíram para a execução desta obra em prol do povo de Deus daquelas comunidades rurais. Foram investidos em torno de 90 mil reais para a construção do templo, sendo 60 mil reais investidos pela paroquia e mais 30 mil reais de doações de fieis que colaboraram com a obra.


Ainda segundo Padre Severino o seu objetivo enquanto Pároco em Angicos é o de expandir cada vez mais os templos religiosos católicos pela zona rural do município de Angicos tendo em vista que todos tem o direito a ouvir e comungar da palavra de Deus. A igreja de Nosso Senhor do Bonfim na comunidade do Rio Velho já é a segunda construída na zona rural do nosso município após a chegada do Padre Severino a paroquia de São José, a primeira foi edificada na comunidade do Riacho do Prato e leva o nome de Santo Antônio.






informações do blog de angicos noticias

Católicos festejam inauguração da Capela do senhor do Bom fim, no Rio Velho em Angicos.


A noite desta sexta-feira, dia 06, foi mais que especial para a Paróquia de São José dos Angicos. Paroquianos celebraram com alegria e regozijo, o crescimento de mais uma de suas comunidades: à edificação da mais nova Capela do senhor do Bonfim, na comunidade Rural do Rio Velho, despertou emoção em muitos fieis principalmente da localidade ruralista.

A solenidade foi presidida por sua Excelência Reverendíssima Dom Matias Patrício de Macedo, Arcebispo Emérito de Natal, e teve como concelebrantes, o Pároco Severino Neto, Padre Pedro e o Vigário paroquial, Pe. Gilmar Pereira. 

O momento jubiloso contou com a presença de inúmeros fiéis, autoridades e, principalmente famílias da citada área rural agraciada. Também prestigiaram a cerimônia de inauguração, agentes depastorais, setores e movimentos da Paróquia de São José dos Angicos e o PRESIDENTE DO STTR  - IVANALDO ROGERIO.

Segundo Padre Severino, a construção da Capela teve um custo aproximado de R$ 90 mil fruto de doações de fieis e subsídios dos cofres da Paróquia de São José dos Angicos.  O Líder religioso Católicoenfatizou que este valor só foi possível devido à união e o empenho do povo. A Capela abrangerá 5 comunidades rurais num total de 104 famílias espalhadas por sítios e assentamentos.

Dividida em quatro partes, a cerimônia prosseguiu da seguinte forma;

1ª parte da cerimônia de inauguração

Ritos iniciais

Na primeira parte, houve a procissão de entrada, abrindo com isso a cerimônia. Em seguida, aconteceu entrega simbólica das Chaves da Capela nas mãos do Arcebispo Emérito Metropolitano.

Bênção da Água e Aspersão

Durante a solenidade, o Arcebispo Emérito percorreu a nave da igreja aspergindo o povo e as paredes do santo templo. Regressando em seguida ao presbitério, o bispo aspergiu o altar. Posteriormente, foi cantado o hino: "Glória a Deus nas alturas", em única e perfeita sintonia entre os fieis.

2º momento:

Liturgia da palavra.

Em seguida, aconteceu a Liturgia da Santa e Gloriosa Palavra de DEUS, conduzida pelo Arcebispo Emérito Dom Matias Patrício.

3ª parte da solenidade:

Incensação do Altar

Posteriormente, o bispo Emérito colocou incenso num turíbulo, em seguida, benzendo e incensa o altar. O ministro do evangelho percorreu a nave da igreja incensando o altar.

Dom Matias Patrício ressaltou que, o altar ungido torna-se símbolo de Cristo, que é o "Ungido” por excelência constituindo Sumo Sacerdote perfeito, puro sem macula. Por fim, Dom Matias concedeu a bênção, sob a capela, os moradores do Rio Velho e todos presentes.

Prece de Dedicação e Unção

Este ponto do momento religioso foi marcado por ladainhas de todos os santos, e a prece de dedicação, sagração e unção do altar com o óleo do santo-crisma, preparando-o para receber os paramentos e objetos para a consagração eucarística. Logo após, a sagração, deu-se início a Liturgia Eucarística.

Iluminação do altar e da igreja

Encerrado o canto e a incensação, o Bispo seguiu o rito: limpou o altar e, estendeu sobre ele uma toalha impermeável. O Sacerdote adornou o altar depondo sobre ele, castiçais e o crucifixo em preparação à Celebração da Santa Missa Eucarística.

No 4º e último momento, aconteceu o prefácio da liturgia eucarística, concluindo com a benção final sobre o povo de Deus.

Além de acolher aos anseios de evangelização, a Capela vem atender a uma antiga petição dos moradores da comunidade, aja vista a distância da Igreja Matriz e das poucas condições de deslocamento.
fonte do blog de angicos noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário