quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Formação Política do MSTTR para fazer o enfrentamento contra os retrocessos de direitos da classe trabalhadora rural







Mística de abertura

FOTO: Comunicação CONTAG


Diante dos muitos desafios impostos à classe trabalhadora, onde atualmente se evidencia uma vasta agenda com retrocessos dos direitos previdenciários, trabalhistas, desmonte das políticas públicas conquistadas nos últimos anos, entrega dos bens naturais do Brasil para grandes corporações mundiais, entre outros desmandos do governo Temer e do atual Congresso Nacional, a CONTAG realiza até quinta-feira (19), no seu Centro de Formação, em Brasília-DF, o SEMINÁRIO NACIONAL – APROFUNDAMENTO TEMÁTICO E DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO.

Ainda na abertura o assessor da liderança da oposição no Senado e ex-ministro do Governo Dilma, Gilberto Carvalho, destacou na análise de conjuntura os desafios que os movimentos sociais terão que enfrentar nos próximos períodos, diante do atual cenário político brasileiro.

“O Brasil de hoje, não é o mesmo de ontem. Nunca um presidente foi tão desgastado com a sociedade, mas tão vitorioso com o Congresso, como o Temer. Juntos, eles estão criando um novo tipo de Estado, com mudanças constitucionais com graves retrocessos. Os movimentos sociais precisam ter a humildade para reconhecer seus erros e refazer a unidade da esquerda no Brasil. Temos que chamar o povo para discutir um modelo de País que contemple a nossa base. Hoje é um tempo de muita generosidade, criatividade e reparação dos nossos caminhos com muito respeito entre todos e todas nós”, destacou.

Confira AQUI um vídeo onde Gilberto Carvalho faz uma breve análise do tema



O Secretário de Formação da CONTAG, Juraci Souto, reforçou a fala de Gilberto Carvalho e aproveitou para denunciar a ilegitimidade do governo Temer.

“Temos no poder executivo, um golpista. Temos um Congresso que praticou o golpe. Enfim, diante dos enormes desafios aí impostos precisamos renovar a esperança junto a nossa base, no sentido de fortalecer nossa luta em 2017, pois entendemos que a atuação do MSTTR no que se refere a sua Organização e Formação, quer seja nos povoados, nas regionais ou polos, nos estados ou no Brasil como um todo, é de fundamental importância para acender o espírito de luta do povo que vem sofrendo com o desmonte de tantas políticas públicas”, afirmou Juraci.



Já o presidente da CONTAG, Alberto Ercílio Broch, trouxe para o Seminário a preocupação com a Reforma da Previdência.

“Precisamos compartilhar com vocês de todos os encaminhamentos que a CONTAG vem fazendo referentes a Reforma da Previdência. No próximo dia 26 estaremos realizando o Fórum Nacional dos presidentes e presidentas das Federações, onde contaremos também com os secretários e secretárias de Políticas Sociais, para acertarmos todos os detalhes da luta por uma Reforma da Previdência que não prejudique a classe trabalhadora rural”, afirmou o presidente da CONTAG.



O debate previsto para quarta-feira (18) deve ser norteado por uma grande reflexão sobre as ações de organização sindical realizadas em 2016 e ainda o lançamento do livro: Quem é a Rede?

A publicação conta como nasceu e segue se desenvolvendo a Rede de Educadores e Educadoras Populares da ENFOC, ao longo do itinerário de 10 anos da Escola de Formação da CONTAG.



Na quinta-feira (19) os educadores e educadoras devem trocar ideias sobre a continuidade do processo formativo com o uso da plataforma Moodle e discutir corresponsabilidade entre Sindicatos, Federações e CONTAG com o processo formativo e organizativo do MSTTR.



O Seminário que reúne mais de 70 educadores e educadoras populares que integram a Rede da ENFOC, ainda tem como objetivos:

• Refletir sobre as questões que o processo preparatório do 12º CNTTR está apontando em relação aos debates sobre desenvolvimento, formação política e organização sindical;

• Avaliar a estratégia de formação desenvolvida em 2016 em comemoração aos 10 anos de atuação da ENFOC, considerando o conjunto de atividades realizadas no âmbito dos Sindicatos, Federações e da CONTAG;

• Repactuar compromissos e corresponsabilidades em relação à estratégia de formação da ENFOC para 201, entre outros.


FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Barack Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário