sexta-feira, 19 de maio de 2017

Aberto novo processo seletivo para curso Técnico em Agropecuária



Foto: Ubirajara Machado

O Incra e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) - por meio do Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo (Itac) Antônio Luciano Pereira Filho - realizam o segundo processo seletivo para o curso Técnico em Agropecuária Subsequente. As inscrições podem ser feitas de forma gratuita até 5 de junho, exclusivamente no site www.epamig.br.


São ofertadas 120 vagas para compor mais três turmas de 40 alunos. Podem se inscrever beneficiários de assentamentos da reforma agrária criados ou reconhecidos pelo Incra, agricultores do Programa Nacional de Crédito Fundiário, acampados, quilombolas e extrativistas cadastrados pela autarquia. O curso é apoiado pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) do Incra, que incentiva e financia projetos de educação voltados para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária.

A prova de seleção acontecerá em única etapa, dia 11 de junho, nos locais indicados no edital publicado no portal da Epamig (acesse aqui). As questões de conhecimentos gerais e de produção textual terão como temas a questão agrária, fundiária e agrícola brasileira, a Educação do Campo, a realidade local e estratégias de desenvolvimento sustentável das regiões.

A divulgação do resultado final será em 22 de junho. No ato da matrícula (27 e 28/06), os selecionados têm de apresentar a Declaração de Titular do Lote ou de Dependência (disponíveis no mesmo site do edital). As aulas devem iniciar em 3 de julho, no Itac em Pitangui (MG).

Formação

A primeira seleção do curso, realizada em abril, contou com 87 inscrições. O início da programação letiva para os alunos aprovados nesse processo está previsto para junho.

O Técnico em Agropecuária visa formar profissionais que já possuem o ensino médio para trabalharem em suas áreas de atuação. Baseado na Pedagogia da Alternância – princípio fundamental do Pronera –, os estudos serão divididos em cinco tempos-escola, quatro tempos-comunidade e dois períodos de estágio supervisionado, totalizando 1.658 horas de aula. A formação terá duração de 27 meses.

O convênio foi formalizado entre o Incra - por meio do Pronera - e a Epamig em dezembro do ano passado. O Incra investirá cerca de R$ 1,9 milhões na formação dos educandos, viabilizando transporte, hospedagem, alimentação e demais atividades educacionais.

Assessoria de Comunicação Social Incra/MG
(31) 3131 2071 / 3131 2073
comunicacao@bhe.incra.gov.br
www.incra.gov.br/mg

Nenhum comentário:

Postar um comentário