terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Prefeito de Angicos comemora fim das filas nos PSF’s da Rede Municipal de Saúde.



A Gestão Municipal de Angicos superou mais um desafio na área da Saúde: Acabou com as longas filas nos Postos de Saúde do Município. A população Angicana que antes, em gestões passadas, sofria com as longas filas e, na maioria das vezes tinha que se submeter a passar a madrugada em claro em busca de marcação de consultas médicas nos Postos de Saúde da Rede Municipal, hoje, desfruta desta excelente notícia.

Cumprindo mais uma de suas propostas do Plano de Governo, o Prefeito Deusdete Gomes (PSDB), e a Secretária Municipal de Saúde, Nataly Felipe comemoraram a redução. O Prefeito esteve visitando a Sede da Secretaria de Saúde no fim da tarde desta segunda (30) e aproveitou o momento para parabenizar as equipes dos PSF’s. Ele acrescentou ainda que o objetivo principal desta medida é proporcionar bem estar aos usuários das Unidades de Saúde do município.

Em menos de 15 dias, mais de 1.200 pessoas foram atendidas nos Postos de Saúde espalhados pela Cidade e na Zona Rural. Pensando no bem estar dos usuários das Unidades de Saúde do município.

Atualmente, as Unidades de Saúde funcionam das 7h30 às 11h30 e das 13h30 as 17h30 de segunda à quinta. Na sexta, será em forma de rodízio, por ESF.

ASSECOM/PMA
fonte do blog de angicos noticias

Semarh prossegue discussão sobre reuso e dessalinização de água do mar


O governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), continua discutindo projetos de reuso e dessalinização de água do mar, como forma de mitigar a atual e futuras crises hídricas que possam ser vivenciadas pelo RN. Nesse sentido, a Semarh formou duas comissões técnicas, cada uma sobre um dos temas, para atuarem na elaboração de projetos pilotos a serem implantados no Estado.
O Secretário Adjunto e coordenador dos trabalhos, General Araújo Lima, explica que a elaboração desses projetos é a continuação de um evento realizado, em novembro passado, pelo Estado para fomentar discussões e apontar os desafios e benefícios decorrentes da dessalinização das águas do mar e do reuso de água no RN, o I Simpósio das Águas do Rio Grande do Norte (SIMAGUA).
Para compor as duas comissões e auxiliar na elaboração dos pilotos foram convidados técnicos capacitados e com conhecimento de alto nível sobre o assunto, inclusive alguns especialistas que já tinham contribuído no Seminário.
fonte do blog de robson  cabugi

Secretaria Municipal de Agricultura de Angicos emite nota sobre prisão de animais nas ruas da cidade





Prefeitura Municipal de Angicos

Secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente em apoio à Vigilância Sanitária e a Secretaria Municipal de Saúde, e em cumprimento a lei 469/95, está fazendo o recolhimento dos animais que transitam no centro urbano do município.

O transito destes animais causa vários transtornos à população, como por exemplo: sujeira, acidentes, ataques, disseminação e/ou transmissão de doenças aos humanos. Após recolhidos, estes animais são abrigados em um curral com espaço físico adequado e oferta de alimento e água, sem prejuízos à saúde destes.

Durante a apreensão foi verificado que alguns animais chegaram com alguns sinais de maus tratos, apresentando feridas, escoriações, magreza e desidratação.

Tão logo recolhidos os animais, são identificados os proprietários e os mesmos notificados a retirá-los imediatamente e deixá-los contidos em suas propriedades, fora do convívio urbano.

Angicos, 30 de janeiro de 2017.

Atenciosamente,



Gustavo Vitor de Medeiros Soares

Secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente

fonte do blog de angicos news

Preocupante: Barragem Armando Ribeiro Gonçalves está com menos de 15% de sua capacidade





O último relatório do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) aponta que a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do Rio Grande do Norte, está com 14,25% do volume total. A Barragem Santa Cruz, em Apodi, está com 18,61%, e a Barragem de Umari, em Upanema, com 8,88%.

O diretor-presidente do Igarn, Josivan Cardoso, alerta a população para continuar economizando água, mesmo com as boas expectativas para o próximo período chuvoso. “O racionamento no abastecimento das cidades permanece. O cidadão tem que economizar para manter os sistemas funcionando, é responsabilidade de todos”, afirma.

fonte do blog de angicos news

SISU 2017: Resultado trouxe vários angicanos selecionados para as melhores universidades do RN



Saiu o resultado do Sisu que é o Sistema Integrado de Seleção Unificada onde através do Ministério da Educação e Cultura (MEC)a avalia as notas de ENEM 2016 e os seleciona os candidatos inscritos para os cursos que os mesmos escolheram em 1º e 2º opção.

Uma mistura de satisfação, alegria, orgulho era evidente nos familiares e amigos dos angicanos aprovados, e porque não dizer de nós professores que tivemos a grata satisfação de repassar um pouco de nosso conhecimento e contribuir de alguma maneira para o aprimoramento dos seus conhecimentos e hoje vê-los chegar a universidade é motivo de muito orgulho.

Através das redes sociais e até pela proximidade que este redator tem com alguns selecionados que foram meus alunos, nós nos sentimos muito felizes e não queremos aqui declinar o nome de ninguém para não correr o risco de esquecer de alguém.

No entanto, fica registrada aqui nesse espaço a nossa satisfação em ter muitos jovens angicanos selecionados pelo Sisu para diversos cursos nas melhores universidades do estado do Rio Grande do Norte.

Rogamos a Deus que tudo ocorra bem e que daqui ha 4, 5 ou 6 anos tempo em que o curso durar tenhamos novos profissionais angicanos no mercado de trabalho.

Por Rogério Magno.

CONTAG apresenta para Confederação Nacional dos Municípios argumentos contra a retirada de direitos de trabalhadores(as) rurais







FOTO: Ascom Dep. Estadual Elton Weber


O presidente da CONTAG, Alberto Broch, e o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, reuniram-se hoje com o presidente da Confederação Nacional Dos Municípios, Paulo Ziulkoski, para apresentar argumentos contra a retirada de direitos de trabalhadores e trabalhadoras rurais proposta pela Reforma da Previdência apresentada pelo atual governo federal.

As aposentadorias e benefícios da Previdência Social são fundamentais para movimentar a economia do País e também significam uma poderosa política de redistribuição de renda: 68% dos benefícios da Previdência Social são destinados a municípios com até 50 mil habitantes. Em cerca de 71% dos municípios brasileiros, os valores transferidos pelos benefícios da Previdência Social são maiores que aqueles repassados pelo Fundo de Participação dos Municípios.

Caso a Reforma da Previdência seja aprovada tal como está, mais de três milhões de famílias serão retiradas do regime especial da Previdência Social. Isso significará um grande impacto nas economias da maior parte dos municípios brasileiros, e maior dificuldade de promover o desenvolvimento sustentável e solidário de nosso país.



“A luta precisa ser conjunta, porque o impacto dessa reforma não será apenas nos trabalhadores e trabalhadoras rurais: mais de 4 mil municípios brasileiros sofrerão com esse retrocesso”, afirmou Alberto Broch. Também participaram da reunião o deputado estadual do Rio Grande do Sul Elton Weber (PSB) e o presidente da federação dos municípios do Rio Grande do Sul, Luciano Silva.

De acordo com os participantes da reunião, houve o comprometimento por parte da CNM de elaborar um documento que será compartilhado com as prefeituras, onde será exposto o argumento da CONTAG para que os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais não sejam alterados.

“Apoio totalmente a demanda da CONTAG, e defendo que os trabalhadores e trabalhadoras rurais sejam tratados de maneira diferente pela Previdência Social devido a todas as especificidades do trabalho no campo, e também porque a retirada de direitos terá um grande impacto da distribuição de renda em nosso país”, afirmou o deputado estadual Elton Weber.



FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Lívia Barreto e Barack Fernandes

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

PROUNI OFERECE 214 MIL BOLSAS NO PRIMEIRO SEMESTRE; INSCRIÇÕES COMEÇAM NA TERÇA



As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni) serão abertas à 0h de terça-feira (31). Ao todo, serão oferecidas 214.110 bolsas de estudos no primeiro semestre deste ano. O período de inscrições se encerrará às 23h59 (horário de Brasília) de 3 de fevereiro. Segundo o Ministério da Educação (MEC), essa é a maior oferta de vagas desde a criação do programa.
Do total de bolsas ofertadas, 103.719 são integrais e 110.391, parciais – o governo federal cobre 50% da mensalidade. As inscrições devem ser feitas na página eletrônica do programa. O candidato deve informar o número de inscrição e a senha usados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. É possível escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência.
fonte do blog de venha ver noticias

Quadrilha invade a cidade de Lajes/RN, metralha carro da polícia e estoura agência do banco do Brasil











Na madrugada de hoje 30 de janeiro, por volta das 03;30hs, uma quadrilha fortemente armada, invadiu a cidade de Lajes efetuando vários disparos para o alto e no destacamento policial, em seguida o bando se deslocou para a agencia do Banco do Brasil da cidade e estouraram usando bananas de dinamite.

A polícia militar local ficou sem poder fazer muita coisa no momento, a guarnição local foi metralhada, policiais de Assu, Jucurutu, Angicos e Fernando Pedroza foram ao apoio, mais o bando fugiu sem deixar pista.

Até o momento, não se sabe a quantia levada da agencia que ficou destruída.

Nota do Blog: Agora o que preocupa a nós angicanos é que muitos moradores da cidade de Lajes virão ser atendidos aqui em Angicos. A nossa agência do Banco do Brasil já está atende os clientes das cidades de Afonso Bezerra e Pedro Avelino que tiveram também suas agências estouradas.

fonte do blog de angicos news

sábado, 28 de janeiro de 2017

Instituto Clima Tempo ainda não prevê chuva intensa para Angicos esta semana.





De acordo com o Clima Tempo, temperaturas em Angicos devem variar entre 25ºC e 36ºC. A previsão foi atualizada as 12h25 pelo portal meteorológico. A sensação Climática chega a 35º. Quando a Umidade esta em 45%.


Em outro eixo, o Site Clima Tempo assinala a pressão em 1013 hpa e por fim, a velocidade do Vento está em 22 KM/h. Na tarde de quinta (26) o tempo em Angicos chegou a fica nublado, sobretudo, não choveu, assim como as imagens demonstram.


O Instituto Climatempo também informou que não há previsão de chuvas para esta semana. Ainda segundo previsão, Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.


Clique a seguir e confira:
http://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade/5218/angicos-rn
fonte do blog de carlos costa

Moradores aprovam mudanças na Feira Livre, durante reunião com Prefeito de Angicos.






A padronização e reorganização da Feira Livre do município de Angicos, vem recebendo atenção especial por parte da Administração Municipal. Nesta quinta-feira (26), o Chefe do Executivo, Deusdete Gomes (PSDB) esteve reunido com moradores da Rua Joaquim Bernardo, no Centro da Cidade.


Acompanhado do Secretário Municipal de Tributação, João Maria da Costa Pinheiro, o Prefeito apresentou a proposta inerente à mudança de local da Feira Livre Municipal. Incentivando a participação da sociedade, o gestor ouviu sugestões, reivindicações e, de pronto, recebeu elogios e a aprovação dos moradores do local decorrente deste novo modelo de gestão, que adota o diálogo como fator imprescindível para construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos.





Os moradores da Rua aprovaram a ideia da padronização e reorganização da Feira, foi o caso da empresária, Isolanea Estevam;“Angicos precisa voltar a crescer! Nossa Cidade parou no tempo. Acredito em você, Deusdete”, acrescentou à comerciante.


Implantada a medida, os feirantes de Angicos irão receber novas bancas padronizadas, tornando a feira mais higiênica e oferecendo maior conforto e saúde aos usuários.


Na ocasião, o prefeito reiterou que as mudanças não visão prejudicar ninguém, mas melhorar o serviço. Deusdete destacou seu compromisso em lutar para transformar a Cidade de Angicos e garantiu que não medirá esforços para lutar pelo crescimento e desenvolvimento do município.


Atualmente, a feira funciona na Rua José Tibúrcio da Costa com a travessa Joaquim Bernardo, no Bairro Centro e deverá ser reorganizada.
fonte do blog de angicos noticias

Prefeito de Angicos se reúne com representantes de colônia de pescadores e discute alternativas para o setor pesqueiro.







O prefeito do município de Angicos, Deusdete Gomes (PSDB), esteve acompanhado do Vereador situacionista, Neto de Dezin (PSDB) participando na manhã desta sexta-feira, 27, de uma reunião com representantes da Colônia dos Pescadores e Aquicultores de Angicos.


A priori, na pauta da reunião, houve a apresentação da prestação de conta da entidade pesqueira referente ao exercício 2016, apresentada pela contadora da Federação dos pescadores do Rio Grande do Norte, Ivone Vasconcelos. Outra vertente, foi discussão o período de pesca predatória, conhecido por Piracema, período de reprodução das espécies.



Os pescadores apresentaram ao prefeito algumas dificuldades que vem enfrentando. O prefeito anunciou em primeira mão, a criação do código de Meio Ambiente, que por sinal, encontra-se pronto para ser encaminhado para a Câmara de Vereadores do município após retorno do recesso. O gestor do município destacou a importância de adotar está medida para criar mecanismos para dar maior autonomia do município. "Está idéia deverá se expandir e servir como modelo para outros municípios", salientou o prefeito.


Ao ouvir o relato dos colonos o prefeito Deusdete Gomes, reportou-se sobre o que pode ser feito com a participação do Município para impulsionar o setor e torná-lo economicamente viável. “Nossa intenção é acrescentar na merenda escolar, a inclusão do pescado no cardápio que por sinal, agrega uma alimentação mais nutritiva e saudável por ser rica em nutrientes”, salientou Deusdete.



A colônia de pescadores instalada no bairro Monsenhor Pinto, denominada Z-59, tem 56 associados e deste total, 46 estão na ativa com uma produção mensal de 1 tonelada, tendo Curimatã, Piau eTilápia como a principal fonte produtora. Atualmente, as vendas são feitas diretamente aos consumidores, Josémario Cavalcante, presidente da colônia.



ASSECOM/PMA

Atualização de dados do CPF já pode ser realizado pela internet





Já está disponível o serviço que permite atualizar os dados cadastrais no Cadastro Pessoa Física (CPF). O sistema é gratuito e está disponível 24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados.

Segundo o Coordenador do Núcleo de Educação Fiscal da Receita Federal de Campina Grande, Francisco Nildo, é necessário fazer essa atualização aquelas pessoas que estão com cadastro incompleto, ou tenham alguma divergência de dados, para que não ocorra a suspensão desse CPF.

fonte do blog de robson cabugi

MEC prorroga prazo de inscrição do Sisu até domingo







O Ministério da Educação (MEC) prorrogou as inscrições dos estudantes no Sistema de Selação Unificada (Sisu) até as 23h59 do próximo domingo (29). O prazo estava previsto para terminar amanhã (27). O ministério decidiu prorrogar após estudantes terem relatado dificuldades para acessar o sistema. O resultado está mantido para segunda-feira (30).

“Em atenção aos estudantes, que manifestaram o pedido, e em virtude das dificuldades de acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nos primeiros dias, o MEC decidiu prorrogar o prazo de inscrições em 48 horas”, diz o comunicado do ministério.

Até as 18h de hoje (26), foram registrados 2.090.451 inscritos e 4.033.178 inscrições. Cada candidato pode escolher até duas opções de curso universitário.

Ao todo, são 238.397 vagas em 131 instituições públicas, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais.

O Sisu seleciona os estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cabe a cada instituição definir o cálculo que utilizará para a seleção dos novos alunos. Para participar do processo, o estudante não pode ter tirado nota zero na redação do exame. Ao todo, mais de 6,1 milhões fizeram o Enem em 2016.

O período de matrícula será de 3 a 7 de fevereiro. Os candidatos que não forem selecionados na chamada regular poderão participar da lista de espera, entre 30 de janeiro e 10 de fevereiro. Esses candidatos serão convocados a partir do dia 16 de fevereiro, caso haja vagas remanescentes.

Problemas no acesso

Ontem (25), no segundo dia de inscrições para o Sisu, candidatos reclamaram nas redes sociais que não conseguiam acessar a plataforma. Estudantes relataram que, quando tentavam entrar no sistema, recebiam o aviso de que os dados estavam incorretos. As reclamações começaram no primeiro dia de inscrições, principalmente de quem fez a segunda aplicação da prova, em dezembro.

De acordo com MEC, as falhas foram identificadas e sanadas. Por meio de nota, o ministério ressaltou que não haverá prejuízo a nenhum candidato.

Nota de corte

Após a abertura das inscrições, são divulgadas uma vez por dia ao notas de corte de cada um dos cursos, tanto pelo sistema universal quanto pelo sistema de cotas.

O candidato também pode consultar, em seu boletim, a classificação parcial na opção de curso escolhido. Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados. No boletim de acompanhamento, o candidato pode consultar sua classificação e o resultado final. Ao longo do período de inscrição, o candidato pode mudar as opções de curso.

O Ministério da Educação ressalta que tanto a classificação parcial quanto a nota de corte são calculadas a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Portanto, são apenas uma referência, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada.

fonte do blog de angicos news

Seca: Apesar das chuvas, reservatórios do RN continuam em situação crítica






Apesar das chuvas que caíram no fim de semana em 39 municípios do Rio Grande do Norte, as reservas hídricas do estado continuam em situação crítica, aponta relatório do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn). Dos 47 reservatórios do estado monitorados pelo instituto, 12 permanecem em volume morto e 21 estão secos, ou seja, 70% dos açudes estão em estado crítico.

Segundo o Igarn, a situação geral é a mesma constatada em dezembro de 2016, quando foi feita a última análise. O relatório aponta também que os volumes dos três maiores reservatórios do estado continuam diminuindo. A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, entre as cidades deAssu e São Rafael, está com 14,25% do volume total; a Barragem Santa Cruz, em Apodi, com 18,61%; e a Barragem de Umari, em Upanema, com 8,88%.

O diretor-presidente do Igarn, Josivan Cardoso, alerta a população para continuar economizando água, mesmo com as boas expectativas para o próximo período chuvoso. “O racionamento no abastecimento das cidades permanece. O cidadão tem que economizar para manter os sistemas funcionando, é responsabilidade de todos”, afirma.

Grande Natal
Já as lagoas que abastecem a região metropolitana de Natal estão em situação melhor. A Lagoa do Bomfim, que abastece a adutora Monsenhor Expedito, está com 49,92% da capacidade (82,4 milhões de metros cúbicos); a de Extremoz, que abastece a Zona Norte de Natal, com 41,11% (de 11 milhões); e a do Jiqui, que abastece a Zona Sul da capital potiguar, com 79,58% (de 440 mil).

Colapso hídrico
O Rio Grande do Norte passa atualmente pela mais longa e severa estiagem da história do estado. Diversos municípios estão em situação de emergência e alguns já entraram em colapso, sem nenhuma água. Dos 167 municípios do estado, 153 estão em situação de emergência.

De acordo com os dados mais recentes da Companhia de Águas e Esgotos do estado (Caern), atualizados no fim de dezembro de 2016, o abastecimento foi cortado em 18 cidades. Em outras 75, foi preciso adotar sistemas de rodízio para que a oferta não fosse totalmente cancelada.

fonte do blog de angicos news

ProUni oferece 214 mil bolsas no primeiro semestre; inscrições começam na terça







As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni) serão abertas à 0h de terça-feira (31). Ao todo, serão oferecidas 214.110 bolsas de estudos no primeiro semestre deste ano. O período de inscrições se encerrará às 23h59 (horário de Brasília) de 3 de fevereiro. Segundo o Ministério da Educação (MEC), essa é a maior oferta de vagas desde a criação do programa.

Do total de bolsas ofertadas, 103.719 são integrais e 110.391, parciais – o governo federal cobre 50% da mensalidade. As inscrições devem ser feitas na página eletrônica do programa. O candidato deve informar o número de inscrição e a senha usados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. É possível escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência.

ProUni

Criado em 2004, o programa oferece bolsa de estudo integral ou parcial (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior. O programa é dirigido a egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, na condição de bolsistas integrais.

O estudante precisa comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para a parcial. A seleção ocorre duas vezes por ano.

fonte do blog de angicos news

CONTAG questiona déficit da Previdência Social








A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) questiona os números apresentados ontem (26) pelo secretário da Previdência Social do Governo Temer, Marcelo Caetano sobre o déficit da Previdência Social em 2016. Foi anunciado um déficit na ordem de R$ 149,7 bilhões, sendo a Previdência Rural responsável por R$ 103,3 bilhões, ou seja, dois terços desse suposto déficit. Dados que vêm sendo publicados anualmente pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) sobre as receitas e despesas da Seguridade Social contradizem essa afirmação do governo.

Na verdade, a Previdência Social integra o sistema de Seguridade Social e o governo omite todas as suas fontes de financiamento (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – Cofins, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL, Contribuição para o Programa de Integração Social – PIS/Pasep, Contribuição sobre concursos e prognósticos, entre outras) para influenciar a sociedade a apoiar esta reforma que propõe o desmonte da Previdência Social.

Segundo os levantamentos anuais da Anfip, a Seguridade Social, que congrega as receitas e despesas da previdência, saúde e assistência social, nunca foi deficitária, mesmo em períodos de crise, de constantes renúncias fiscais, de sonegação por parte de grandes empresas e com a não taxação das exportações.

Atacar e atribuir o déficit da Previdência aos trabalhadores(as) rurais é uma covardia, pois a maioria dessas pessoas começa a trabalhar antes dos 14 anos de idade, contribui para o sistema com base na venda da sua produção agrícola e se aposenta com apenas um salário mínimo. O governo precisa tratar com mais respeito os trabalhadores e as trabalhadoras rurais e aprimorar as formas de arrecadação, de cobrança dos devedores e suspender as desonerações da folha de pagamento para que a Seguridade Social se fortaleça e seja cada vez mais autossustentável.

Caso esta reforma da Previdência seja aprovada como foi apresentada, o impacto será enorme para o País, pois excluirá mais de 60% dos agricultores e agricultoras familiares do sistema, impactará a produção de alimentos e comprometerá o desenvolvimento socioeconômico de mais de 70% dos municípios brasileiros, sobretudo dos pequenos e médios municípios. Portanto, a CONTAG, as Federações, os Sindicatos e diversas entidades já estão se articulando para intensificar o processo de sensibilização da sociedade e do poder público local. Precisamos impedir que a Constituição seja alterada para fazer um ajuste fiscal a partir da retirada de direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras e colocando em risco todo um processo de desenvolvimento do campo brasileiro.


FONTE: Diretoria da CONTAG

Fundeb: Prefeitos do RN se reunirão com ministro da Educação para discutir devolução de verbas







Uma comitiva de prefeitos do RN se reunirá com o Ministro da Educação, Mendonça Filho, na próxima segunda-feira (30), no Instituto Metrópole Digital, na Universidade Federal do RN (UFRN), às 17h30, para discutir a devolução de verbas ao Fundo Nacional de Desenvolvimento à Educação (FNDE).

O encontro foi articulado entre o presidente da Federação dos Municípios do RN (Femurn), ex-prefeito de Lajes, Benes Leocádio (PMDB), e o deputado federal Rogério Marinho (PSDB), salienta informação da assessoria de imprensa da Federação.

Além do presidente da Femurn, dez prefeitos, dois procuradores e o vice-governador Fábio Dantas (PCdoB), deverão participar da reunião.

No encontro, os gestores irão apresentar ao ministro as dificuldades que os municípios e o estado deverão enfrentar caso tenham que devolver à União R$ 192 milhões referentes ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

fonte do blog de angicos news

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Escola Agrícola de Jundiaí oferta 160 vagas através do SISU




A Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com 160 vagas para cursos de graduação de Agronomia, Tecnologia em Análises e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Florestal e Zootecnia.


A seleção será feita através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). As inscrições seguem até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 27 de janeiro e o resultado será divulgado no dia 30.


Para disputar as vagas os candidatos precisam ter participado da edição de 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter obtido nota na prova de redação que não seja zero. Os interessados podem se inscrever em até duas opções de vagas.



Confira todas as ofertas da UFRN em: goo.gl/v6t8n
fonte do blog de angicos noticias

DILMA ATACA LAVA JATO, PSDB, TEMER E VÊ VOLTA DE LU




A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) (EITAN ABRAMOVICH/AFP)
Durante seminário realizado em Sevilha, na Espanha, a ex-presidente da República Dilma Rousseff (PT) denunciou o “golpe” que sofreu no Brasil e dirigiu críticas à Operação Lava Jato. Ela usou o discurso no seminário internacional “Capitalismo Neoliberal, Democracia Sobrante” para defender a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apontando que há uma tentativa de inviabilizar o petista via condenação judicial.
A Operação Lava Jato, afirmou Dilma, usa o combate à corrupção como instrumento de luta política e ideológica. “Há um desequilíbrio sistêmico entre os poderes, quando um poder desrespeita o outro, em decisões judiciais nas quais se reivindica a justiça por medidas excepcionais alegando que, para processo de investigação excepcional, há que se ter medidas excepcionais.”



A ex-presidente afirmou que o recurso é usado pela força-tarefa da Lava Jato, dizendo que um procurador acusou o ex-presidente Lula sem provas, mas com convicção. “Isso é muito grave”, disse. “Se é possível um impeachment contra uma presidente sem crime de responsabilidade, então o cidadão comum também pode ser objeto de acusações sem base de fato em crime”, emendou.
Nas investigações, acrescentou, há interesses “eminentemente escusos em querer inviabilizar empresas”. “Não digo que toda investigação seja assim, mas não pode ser assim. Digo que não se pode combater a corrupção como instrumento político de destruição do que eles consideram como inimigo. Um réu é um inimigo e um inimigo se destrói. A justiça do inimigo não se pode aplicar em países democráticos”.
Governo Temer
A petista acusou o PMDB, do presidente Michel Temer, de “usurpador”, e o PSDB de “grande concebedor do golpe”. Comentando o governo peemedebista, Dilma criticou o teto de gastos e disse que a medida congelará os gastos públicos, inclusive saúde e educação, por 20 anos.
A ex-presidente contestou também a reforma da Previdência e a proposta de flexibilização das leis trabalhistas apresentadas por Temer. Fazer com que uma pessoa contribua 49 anos para se aposentar integralmente, disse Dilma, é uma “tragédia”.



Eleições
Falando que o Brasil caminha hoje para um futuro incerto, Dilma disse que 2018, ano de eleições presidenciais, vai trazer de volta a democracia ao Brasil. Ela defendeu a candidatura de Lula falando que há “grande possibilidade” de ele ser eleito.
“Para os golpistas, ele é um grande perigo”, comentou Dilma, afirmando que tentam inviabilizá-lo de disputar eleições com uma condenação.
Mais cedo, em entrevista, Dilma afirmou que não será mais candidata à presidente da República e que o candidato será Lula. Para a ex-presidente, querem inviabilizar até mesmo as eleições diretas de 2018. A tentativa é realizar eleições indiretas, o que chamou de “o golpe dentro do golpe”.
Sobre uma eleição indireta no Congresso Nacional, a petista comentou que “essa hipótese é mais longínqua. “Hoje eu acredito que é mais longínqua.”
A campanha de Dilma e Temer em 2014 é alvo de investigação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), processo que pode levar à cassação da chapa e à retirada de Temer do poder, convocando eleições indiretas via Congresso Nacional.
(Com Estadão Conteúdo)
fonte do blog de venha ver noticias

Fernando Pedrosa: Prefeita Sandra reúne Secretariado para tratar de assuntos Orçamentários




A Prefeita de Fernando Pedroza, Sandra Jackeline, reuniu secretários municipais com o assessoria jurídica e contábil para discutir os procedimentos contábeis e orçamentários. A reunião contou com a presença, além de secretários,

também da controladora, chefe de gabinete, pregoeiro, coordenadores e enfermeiro.

Sandra vem priorizando o trabalho de base e deixando todos os seus assessores por dentro de todos os procedimentos necessários para uma boa gestão. A prefeita faz questão de dividir tarefas e ouvir opiniões, discutir os problemas e encontrar soluções, sempre em grupo.

Entre os secretários, estavam presentes: Eliana Santana (Educação), Mauricio Viana (Obras e Serviços Urbanos), Rosane Jota (Saúde), Josimário Oliveira (Administração), Zenilma Cavalcante (Controladora), Luzinete Alcântara (chefe de Gabinete) e Rochelly Caetano (Esporte).

fonte do blog de angicos news

Robinson anuncia fechamento da penitenciária de Alcaçuz





O governador Robinson Faria anunciou que o presídio estadual de Alcaçuz será desativado em breve. A confirmação ocorreu durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) na Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, realizada na noite desta quarta-feira (25).

O fim das operações na detenção ocorrerá tão logo as prisões de Ceará-Mirim, Afonso Bezerra e Mossoró estejam prontas, medidas que serão de médio/longo prazo. Juntas, as unidades prisionais terão capacidade para concentrar cerca de 2.200 apenados, número que reduz o déficit de vagas no regime.

Ainda na reunião foram tratados temas como a fixação do muro de contêineres marítimos que separa os pavilhões 1, 2, 3 das alas 4 e 5, realidade que impede um novo conflito entre facções e que garante a retomada do controle do presídio pelas forças de segurança. O muro dos contentores foi erguido em caráter emergencial uma vez que um muro feito concreto pré-moldado de 90 metros de extensão será erguido, com 6,40 metros de altura e 80 centímetros de largura. Além disso, será feita a concretagem do perímetro externo de Alcaçuz para evitar fugas.

A solução provisória da construção do muro de contêineres ocorreu após uma reunião de coordenação e de estudo tático e estratégico entre o comando da Polícia Militar e o DER. De acordo com o governador Robinson Faria, o muro tem um objetivo claro.

“Tanto a estrutura de contêineres como o muro permanente têm o propósito de impedir o contato físico entre os integrantes de facções. A ideia por trás do muro é pacificar o presídio e evitar que tenhamos mais óbitos”, disse o chefe do Executivo Estadual, lembrando que não foram registradas mortes de policiais, agentes ou civis que tenham relação com a rebelião mesmo com a negativa do Estado em negociar com qualquer facção.

Outras medidas adotadas em Alcaçuz serão a construção de uma cerca perimetral situada a 50 metros do muro paras evitar que sejam projetados materiais ilícitos para dentro do presídio, bem como será instalada uma iluminação especial para a parte externa do presídio. Até o final da semana, deverá ser assinado um termo para contratação de 50 módulos habitáveis para alocar os detentos. Cada unidade terá capacidade para 20 vagas, totalizando 1000 vagas em caráter emergencial em virtude da destruição parcial da estrutura do presídio. Os números mais recentes de Alcaçuz são de 56 fugitivos, 4 recapturados, 26 mortos e 10 feridos.

Participaram da reunião no GGI desta quarta-feira auxiliares da administração direta do Governo da Segurança Pública, Sejuc, Gabinete Civil, Procuradoria Geral, assessoria de Comunicação, DER, Infraestrutura, Corpo de Bombeiros, Itep, Polícia Civil, e representantes da Assembleia Legislativa, da Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública da União, Polícia Rodoviária Federal, Depen, Justiça Federal, Exército e Ministério Público Federal.

fonte do blog de angicos news

Começam as comemorações pelos 50 anos de ESAM-Ufersa








O semestre letivo começou oficialmente nesta segunda, dia 23, em todos os campi da Universidade Federal Rural do Semi-Árido e, paralelo ao início das atividades letivas, a Ufersa também inicia as comemorações pelos 50 anos da instituição que começou a funcionar em 1967 na condição de Escola Superior de Agricultura de Mossoró – ESAM.


Para organizar as ações neste ano comemorativo, uma comissão foi formada. O planejamento é envolver toda a comunidade acadêmica nas ações que estão sendo desenvolvidas. A ideia é unir ensino, pesquisa, educação, conhecimento, lazer, esporte e muitas histórias que marcaram essas 5 décadas douradas.


Neste primeiro momento, a comissão já apresentou a marca alusiva a passagem dos 50 anos, desenvolvida pela Assessoria de Comunicação. Nas redes sociais, o usuário já pode instalar o “avatar” comemorativo na foto do perfil do Facebook. O projeto#EuSouUfersa será a marca digital de toda a comunidade acadêmica. Paralelo a isso, ainda será desenvolvido um vídeo institucional e outro de Memórias com a participação dos servidores antigos da instituição.


O ponto alto da comemoração por esses 50 anos de ESAM /Ufersa será a realização de uma Assembleia Universitária com previsão para acontecer no mês de agosto, em dia ainda a ser definido. Com esta solenidade, a Ufersa pretende homenagear e reconhecer as autoridades que se empenharam na instalação e consolidação da Universidade do Semiárido. Serão concedidos títulos, comendas e outras honrarias.


fonte do blog de angicos news

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

BOLETO VENCIDO PODERÁ SER PAGO EM QUALQUER BANCO A PARTIR DE MARÇO




Um novo sistema de cobrança de boletos bancários, que promete facilitar a vida dos consumidores e dificultar a ação de fraudadores, passará a funcionar a partir de março deste ano para todos os brasileiros.
O benefício mais visível para o consumidor será a possibilidade de pagamento em qualquer banco mesmo após a data de vencimento. Com o novo sistema, os juros e a multa serão calculados automaticamente, o que permitirá que os clientes possam pagar os boletos pelos aplicativos, nas lotéricas ou em qualquer banco. Além disso, com a identificação do CPF do pagador no boleto, será possível reduzir inconsistências de dados e evitar pagamento em duplicidade.
Todos os boletos enviados para os clientes serão registrados no sistema bancário com a informação do nome e do número do CPF ou do CNPJ do pagador. Desenvolvido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o programa, chamado de Nova Plataforma de Cobrança, faz parte de uma exigência do Banco Central para ser utilizado pelos bancos.
fonte do blog de venha ver noticias

Municípios brasileiros receberão segundo repasse do FPM nesta sexta-feira (20)




Será creditado na conta das prefeituras, nesta sexta-feira (20), o segundo repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) deste mês. O montante será de R$ 1,04 bilhão, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da...

MAIS INFORMAÇÕES »

#
fonte do blog de poder angicano

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Detran/RN: Órgão estadual leiloa 600 motos ‘cinquentinhas’ na próxima sexta-feira em Natal





Foto: Reprodução/Detran

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran/RN( leiloa nesta próxima sexta-feira (27) 153 lotes de ciclomotores.
Serão aproximadamente 600 motos “cinquentinhas”, sendo 100 em situação de circulação e 500 para sucata.
O leilão acontece às 10h, no Auditório da Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado, no bairro Lagoa Nova, em Natal, repassa informação da assessoria de imprensa do órgão.
A visitação às “cinquentinhas” pode ser feita nesta terça (24) e quarta-feira (25), das 8h às 14h, no pátio do Detran/RN em Natal, que fica no cruzamento da Avenida Capitão Mor Gouveia com Rua Bom Pastor, onde funcionava a garagem da Empresa Guanabara.
O leilão funciona de forma online, por meio do site www.lancecertoleiloes.com.br; e de maneira presencial.
Para participar do leilão eletrônico, os interessados devem preencher um cadastro no siteda Lance Certo Leilões, fornecendo a documentação exigida e passar por uma análise de crédito.
As pessoas cadastradas já podem se antecipar e oferecer lances aos veículos.
No dia do leilão, serão recebidos os lances de quem estiver presente e também dos participantes que estiverem online e já forem cadastrados no sistema.
Os interessados em comparecer ao leilão presencial, precisam ir ao evento com a documentação exigida e comprovante de residência. Para pessoa física, é necessário apresentar RG e CPF.
Já para pessoa jurídica precisa levar o contrato social e o CNPJ da empresa.
O pagamento deve ser efetuado em dinheiro ou cheque, da seguinte forma: 20% no ato da arrematação e o restante do valor em depósito ou cheque descontado em até três dias úteis após o leilão.
Mais informações e edital do leilão no site da Lance Certo Leilões:www.lancecertoleiloes.com.br.
fonte de pauta aberta

R2 WEB - A melhor internet da Região


R2 WEB, é o provedor de internet rápido e de qualidade que está pronto para atender as suas necessidades.

Não perca tempo, precisando de internet, vá a R2 Web e resolva o seu problema.
Novos planos: 1 mb, 2 mb e 4 mb.
Atende as cidades de Angicos, Fernando Pedroza e Afonso Bezerra.
telefones para contato: 3531-2911 / 9932-7137
R2 WEB - A melhor internet da Região

GARANTIA-SAFRA: CADA AGRICULTOR RECEBERÁ R$ 850,00 EM CINCO PARCELAS DE R$ 170,00


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), pagou nesta quinta-feira (19) a contrapartida do Garantia Safra 2015/2016 para a região II. Foram repassados R$ 2.468.502,00aos 64 municípios que compõem a área. Com o pagamento de R$ 2.694.024,00 em dezembro do ano passado para os agricultores da região I, o investimento total do Executivo no Garantia Safra 2015/2016 ultrapassa R$ 5,1 milhões. Estima-se um impacto de R$ 46 milhões na economia dos municípios das duas regiões.

Na primeira etapa, 26.412 agricultores da Região I, composta por 85 municípios, receberam o benefício. Dessa vez, estão sendo beneficiados 24.201 agricultores de 64 municípios que compõem a região II.

Para o secretário Guilherme Saldanha, honrar o pagamento do Garantia Safra para as duas regiões faz parte do compromisso do governo com os agricultores potiguares. “Vivemos um momento difícil, mas enxergamos a importância dessa fonte de renda para os produtores e unimos esforços para realizar o pagamento e ajudar nosso produtor rural”, destacou. 

Saiba mais

O Garantia Safra é um seguro para as famílias de agricultores que vivem no Nordeste, Norte de Minas Gerais, Vale do Jequitinhonha e Espírito Santo. O agricultor familiar que adere ao programa com renda de até 1,5 salário mínimo tem a garantia de receber o seguro, em caso de seca ou enchente que causem a perda de pelo menos 50% da produção do município. Os recursos são provenientes do Fundo Garantia Safra, formado por contribuições da União, Estados, Municípios e agricultores familiares. O agricultor beneficiado irá receber o seguro no valor total de R$ 850,00 em cinco parcelas de R$ 170,00.
fonte do blog de venha ver noticias

Caern vai pleitear recursos para construir interligações com Adutora Sertão Central Cabugi em Angicos


A Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) já concluiu a fase de testes dos quatro poços profundos construídos ao longo da BR-406, em Afonso Bezerra, região Central do estado, que servirão como fonte de abastecimento para todas as cidades atendidas pelas adutoras Pendências-Macau-Guamaré e Sertão-Central-Cabugi, hoje abastecidas pela Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves.

A vazão dos poços chega a 400 metros cúbicos por ora, transmite informação da assessoria de imprensa da estatal, na capital potiguar. A Caern investiu R$ 294 mil em recursos próprios para a pesquisa hidrogeológica e perfuração dos poços.

De acordo com o geólogo Marcelo Queiroz, chefe da Unidade de Apoio e Manutenção de Poços da Companhia, agora a Caern vai pleitear os recursos para construir as interligações com as duas adutoras, localizadas em Pendências (Adutora Pendências/Macau/Guamaré) e em Angicos (Adutora Sertão-Central-Cabugi).

Já sabemos que serão necessários 500 metros cúbicos/hora de vazão para a Adutora de Pendências e outros 500 metros cúbicos/hora para a adutora localizada em Angicos”, explica o dirigente.

Caso os recursos pleiteados sejam suficientes para contemplar as duas interligações, a Caern vai perfurar mais seis poços em Afonso Bezerra, a fim de completar a vazão necessária para atender todas as cidades.
fonte do blog de angicos noticias

Nivaldo Gomes continua contribuindo na construção de açudes e barreiros na zona rural.


Durante o último domingo (22), o Vereador da Cidade de Angicos, Nivaldo Nicério Gomes (PSDB), esteve acompanhando o processo de conclusão de mais um açude, este, localizado na comunidade Oscar Nelson, divisa entre os municípios de Ītajá e Santana do Matos.

Cumprindo compromisso firmado, Nivaldo contribuiu de maneira significativa para a realização da construção do reservatório. Com a conclusão da obra, os moradores poderão utilizar a água armazenada para irrigação; com a chegada das primeiras chuvas, além da opção da criação de alevinos, o manancial também servirá para amenizar os efeitos da estiagem, caso perdure servindo como fonte recurso natural para os animais, e como ponto de lazer.

Na ocasião, o parlamentar visitou o açude na zona rural, ao lado do filho Nivaldo Júnior. Propriedade pertencente a herdeiros, da família barros, o reservatório ficou espetacular, conforme relatou Lázaro Nunes de Barros.

As máquinas efetuaram os serviços de escavação e melhoramento das condições do açude. Na oportunidade, Nivaldo participou de um grande churrasco pela conclusão da nova represa, recém-construída.

Nivaldo ressaltou que, a finalidade deste conjunto de ações, é, diminuir os efeitos da seca prolongada e, amenizar o sofrimento do homem do Campo. Este tipo de ação vem beneficiando centenas de famílias de varias comunidades rurais de Angicos e municípios circunvizinhos.
fonte do blog de angicos noticias